É um método de tratamento psíquico e de investigação do inconsciente como instrumento terapêutico através da livre associação de ideias para tornar consciente o Inconsciente.
No Inconsciente estão os conteúdos instintivos, censurados, reprimidos, que não são acessíveis à consciência. Esses conteúdos não são esquecidos, eles continuam atuando, mas de forma inconsciente, e nós não temos acesso a eles. O processo psicanalítico conduz a um autoconhecimento, visto que ele caminha em busca das verdades originais. Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses.
O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações. Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma das pessoas.