Com apetite material o homem vive no presente acumulando e julgando. De nada servirá, visto que o pensamento sem aspiração do futuro espiritual se apresenta um tanto confuso e de forma incompleta como um telescópio sem lentes.
Ao acessarmos as memórias de vidas passadas, entregando aos Mentores o comando, há permissão que respeita o véu do esquecimento e com clareza recordamos que há muito antes de habitarmos este planeta de expiação e provas já possuíamos uma consciência, vontade e anseio de unir-se amorosamente com Deus. É este objetivo que nos move quando pedimos lá no astral superior as provações do dia a dia e os laços familiares existenciais. Quanto mais mantemos a compreensão dos valores morais e intelectuais, ampliamos a elevação espiritual e a mente passa a ser ajustada a realidade pela voz do próprio pensamento. É evidente de que a realidade da vida humana, permite vivenciar provas de conteúdo espiritual, e que a realidade criada pela mente, é um conceito que existe no mundo mental, verdade absoluta universal.
Quando vivemos, pensamos e agimos no positivismo, pela luz Divina temos a consciência de que, brevemente deixaremos o planeta terra e retornaremos em nossa essência e cada qual as suas obras. Eis que tudo é para sempre ou para nunca mais, ou tudo ou nada, pleno e eternamente. Deus sempre concede a vivência de provas, criando fatos que contradizem à declaração da mente do ser humano, uma prova para o Espírito. Todo devotamento está na causa do progresso que laboriosamente ilustra causas e efeitos. Entre provas e expiações, o mais importante é evitar a força obsessiva do ego, ou seja, as complicações que são criadas pela visão individualista do mundo. Siga caminhos na busca de verdades universais, isto é, a busca das verdades que revelem a visão de Deus sobre o mundo.