(19) 98450-5552 (19) 98125-1114 Agende Online seu Horário
 Agenda de Eventos - Dr. Gilberto Pompermayer - Psicanálise Clínica - Psicoterapia Holística e Reforma Íntima - Regressão de Vidas Passadas - Psicoterapia Reencarnacionista - Piracicaba-SP

O primeiro passo é VENCER a SI MESMO

O primeiro passo é vencer a si mesmo. Simples assim. O ego é fundamentado na teoria clássica de Sigmund Freud, que é um conjunto de hipóteses sobre o funcionamento do cérebro humano. Para Freud, todo evento psíquico é determinado por eventos anteriores, ou seja, não há acasos. O ego também se baseia na existência do inconsciente, que se manifesta de diferentes modos na vida mental. O Ego é a consciência, o “Eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo pelo modelo psíquico.
Vamos aprofundar ainda mais neste diálogo. A cada dia, temos 86.400 segundos em vinte e quatro horas, um dia para enriquecer o nosso “Banco da Prosperidade”. Muitos reclamam, desperdiçam o precioso tempo e as energias e culpam qualquer um, seja o Ego e os Obsessores, mas, nunca a si mesmo, mas tudo está em seu pensar-sentir-agir e “o primeiro passo é vencer a si mesmo” que tem como base, “a reforma íntima e sem martírios” e pode ser definida, nesta jornada terrena, como o esforço constante que o Espírito realiza para evoluir moralmente. Não há vítimas. Aqui no plano terreno, entre provas e expiações, assistimos a desarmonia predominar sobre a harmonia. O bem se faz pelo esforço que compreende o nosso comportamento. Somos todos filhos do mesmo Pai e irmãos e todos os seres têm destinação divina à felicidade, só alcançável quando acontece a ausência total das nossas imperfeições. No Livro “Fonte Viva de Francisco Cândido Xavier ditado pelo Espírito Emmanuel ele diz - “A consciência é individual e é o registro da Direção Divina, impelindo-nos a regular os batimentos do coração pelo ritmo da verdadeira fraternidade”.
Allan Kardec, claramente revela que esse esforço, nos fornece diversas oportunidades. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, n° 4) diz “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”. 
Já nas Obras Póstumas, na 1ª Parte, no Item VII, n° 58 há valiosa informação em “Esforçar-se por ser bom, por se tornar melhor se já é bom, por purificar-se de suas imperfeições, por, numa palavra, elevar-se moralmente o mais possível”. Fica evidente que, Deus contemplou o Espírito que ingressa no reino da razão, com três ferramentas, que o acompanharão para a eternidade, que são a inteligência, a consciência e o livre-arbítrio. Estudar e colocar em prática tais ensinamentos, é fundamental, pois, o Espírito terá à sua disposição todos os meios para evoluir. Ao que me parece, a humanidade se deixa contaminar pelas enganosas atrações do menor esforço e dos prazeres imediatos. Cada um a suas Obras. 
Já o Espírito EMMANUEL, no Livro Fonte Viva, psicografia de Francisco Cândido Xavier, cap. 30, 28ª Ed., 2002, FEB, Brasília/DF, informa que, “Quando os descaminhos se acumulam, na interminável fileira de reencarnações”, diz-nos que “Nossos milenares caminhos se tornam empedrados. Aí, só os processos educativos da vida poderão dar um jeito”.
Vale lembrar que pedagogicamente, a dor, quando compreendida é sempre o melhor professor. Como a consciência não se cala, o Espírito só encontrará a paz quando amenizar todas as arestas acumuladas em milênios. Somente a autotransformação das angústias e da dor, ao decorrer do tempo, é que a paz interior irá firmando-se. Conhecer as causas das doenças psicossomáticas amenizam seus efeitos ao estudar, entender e praticar a reforma íntima. Dar consciência ao Inconsciente. É preciso investigar o Inconsciente. Tudo está sistematicamente e quanticamente nas memórias das células psico-espirituais. 
A reforma íntima pode até despertar voluntariamente, pois tenha a ciência de que o Espírito, não aceita mais continuar fazendo as mesmas coisas. Ele reconhece, que deve ou precisa mudar de atitudes. Então, a inteligência, de forma consciente, faz a vontade entrar em ação, com a sua mudança comportamental em todos os ambientes, no lar, junto à família, no trabalho ou profissão e no meio social.
Quero aqui citar o ditado milenar chinês que diz que “A caminhada de cem milhas se inicia com um passo”. Enfim, é tempo de realizar a reflexão e planejar a sua autoreforma, começando a reconhecer o que é e o que não é desvio e reconhecer o que coloca em pratica. Identificar todas as situações em que isso ocorre, e começar apenas com uma virtude, para ser dinamizada, superando todo desvio que estamos habituados a trilhar. Começar a ressignificar e trabalhar uma a uma e só realizar outra quando a anterior tu prosperar. Separar o joio do trigo. 
Jesus recomendou-nos a amar a Deus e ao próximo (Lucas 10:27). Então, raciocinemos. A nossa integridade e o amor-próprio não devem contemplar o egoísmo, pois ele anestesia a tolerância, a solidariedade e a fraternidade. Viver integralmente voltado para a doação pelo Amor incondicional.
Vamos refletir. Na questão 922 do “O Livro dos Espíritos”, “Com relação à vida material (a felicidade terrestre) é a posse do necessário. Com relação à vida moral (espiritual) é a consciência tranquila e a fé no futuro”. Já na questão 715 do mesmo livro os Servos de Jesus já haviam informado a Kardec que “Aquele que é ponderado conhece o limite do necessário por intuição”.  Já em sequência e na questão 923, “O homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre para baixo (pessoas morrendo de fome e frio, sem um abrigo) e não para cima, a não ser para elevar sua alma ao infinito”.
Na verdade, a reforma íntima não tem hora marcada para acontecer. Você pode começar agora. Este é mais um convite para alcançar a vibração da felicidade e não dispensar o esforço individual. Cedo ou tarde, será natural corrigir procedimentos, mudar tendências negativas e assim alcançar um viver pleno e feliz. Pratique a meditação e elabore o seu programa mental, tendo por base sempre pensar antes de agir ou falar, perguntar como Jesus agiria nesta situação e esforçar-se na realização desse programa. Tome a decisão de se modificar moral e espiritualmente. Estude de forma fácil e prática e inicie este lindo trabalho de transformação íntima e espiritual. Programe-se para assistir as palestras públicas em um Centro Espírita Kardecista de sua preferência. Os Centros Espíritas, geralmente, têm pessoas fraternais, dedicadas e estudiosas do Espiritismo, que podem ser esclarecedoras de dúvidas. Podendo, passe a frequentar reuniões de estudos espíritas. A soma e a troca de reflexões entre os participantes na mesma intenção é iluminada experiência de modificação, pela sua reforma íntima e sem martírios em seu pensar-sentir-agir.
Nós, reconhecemos que a Doutrina dos Espíritos, tende sempre a proporcionar segura orientação para um programa de reforma íntima, com base nas lições do Mestre Jesus, codificadas por Allan Kardec, tendo como base o Evangelho segundo o Espiritismo.
O Espiritismo, é a doutrina que descerra a cortina da nossa existência (passado, presente e futuro). E assim, pela lógica, com base da Lei Divina de Justiça, a de ação e reação, dá-nos parâmetros para entendimento do nosso hoje, como sendo resultante do que vivemos no ontem, ao tempo que se projeta para o nosso lindo amanhã, como sendo decorrência exatamente do maior presente de Deus, o hoje. Vamos refletir sobre a nossa existência e caminhar pela ética da nossa transformação pessoal. Que assim seja.


E-mail: jgpompermayer@gmail.com
WhatsApp: (19) 98450-5552 / (19) 98125-1114
Endereço: Rua Saldanha Marinho, B. Vila Independência - CEP: 13.418-395 - Piracicaba-SP
COPYRIGHT © 2025
Criação de Sites, Lojas Virtuais e Marketing Digital